Você já reparou que o Mapa Astral está cheio de símbolos, não é mesmo? E que cada um deles parece ser formado por outros símbolos?
E você chegou a perceber que existem símbolos planetários que parecem ser diretamente opostos? Por exemplo: Marte tem o símbolo que conhecemos hoje como masculino e Vênus, por sua vez, do feminino. Mas, será que é tão simples assim? Bem, sim e não.
É importante que você saiba que nenhum símbolo foi feito por acaso, já que eles estão diretamente relacionados ao significado de cada planeta e, é claro, à área da vida e ao signo que cada um governa.
Os principais símbolos são o círculo (espírito, plenitude, ego, identidade), a seta (para onde a energia se direciona), a cruz (matéria, concretização, pragmatismo, praticidade) e o semicírculo (abertura, receptividade).
No caso do semicírculo, ainda há mais um detalhe muito interessante: para cima, volta-se para o superconsciente; direito (emoção) ou esquerdo (razão); para baixo, volta-se para o subconsciente.
E é muito interessante observar que estes símbolos são seculares (isto se não forem milenares) e pertencem a várias culturas.
Vamos conhecer o significado dos símbolos planetários. Com certeza, compreender cada um dos símbolos dos planetas e quais são os símbolos que se juntaram para fazer esta representação vai facilitar – e muito – na análise de cada um dos planetas.
Sol
O Sol é o ego, a identidade. É representado por um círculo maior e outro círculo menor, bem no centro. É como se fosse uma fruta, o ego, e tivesse uma semente – a nossa alma.
O círculo representa o Universo e a espiritualidade. Assim, o significado do símbolo planetário do Sol é que a essência do indivíduo está se manifestando no universo. Além disso, também quer dizer que essência da pessoa está se manifestando em sua personalidade.
Em equilíbrio, o Sol se torna a própria luz, iluminando a nossa busca pela concretização de nossa Missão de Vida. Assim, nos tornamos corajosos e autoconfiantes.
Lua
A Lua é simbolizada por uma lua crescente (dois semicírculos unidos). Representa a receptividade, pois, assim como o nosso satélite natural, a nossa Lua também precisa do nosso Sol para atingir seu brilho.
A Lua também mostra que estamos sempre reagindo ao que acontece ao nosso redor.
Mercúrio
O círculo no símbolo de Mercúrio representa o ego. O crucifixo é a ligação com a matéria. E o meio-círculo aberto para cima mostra a abertura para o conhecimento.
Ou seja, o ego acessa o conhecimento que vem de cima e toca a matéria.
Essa junção dos símbolos planetários que forma o símbolo de Mercúrio tem a ver com a história de Hermes, que era o mensageiro do Olimpo. Ele era capaz de captar uma mensagem que vinha do “alto”, traduzi-la e aperfeiçoá-la para, finalmente, transformar a mensagem em realidade.
A simbologia de Mercúrio mostra que, se essa energia estiver em equilíbrio, nos comunicaremos com harmonia, o que possibilita uma melhor compreensão das nossas ideias.
Vênus
Vênus representa um círculo com um crucifixo embaixo. E o significado do símbolo planetário é a ligação do ego e do espírito com a matéria, ou seja, o apego.
Por meio do signo de Vênus, o divino é transformado em matéria, especialmente através das sensações e, é claro, do próprio amor.
Além disso, o símbolo de Vênus também mostra a preocupação com a harmonia, já que os ideais do superconsciente coletivo e os valores compartilhados são colocados acima da matéria.
Marte
O símbolo de Marte é um círculo com uma flecha que está sendo apontada para cima e para fora.
Desse modo, o significado do símbolo planetário de Marte ressalta os impulsos que este planeta governa. Também mostra que Marte possui uma energia dinâmica que, em excesso, pode provocar excessos de raiva e paixão.
Você percebeu que os símbolos planetários de Marte e de Vênus são semelhantes, mas, ao mesmo tempo, totalmente opostos? Isso acontece porque, enquanto Vênus coloca o espírito sobre a matéria, Marte faz o contrário: a matéria está acima do espírito.
Equilibrando todo o significado de Marte, direcionamos ao universo à nossa energia vital com confiança e disciplina e recebemos o que desejamos sem nos desgastarmos.
Júpiter
O símbolo planetário de Júpiter é um crucifixo, sendo que um semicírculo ascende do lado esquerdo.
Isso significa que a alma está acima da matéria. E mais do que isso: o simbolismo de Júpiter ainda indica a compreensão de que existe todo um universo acima e além do mundo físico.
Assim, é mais importante receber as bênçãos do “plano superior” e aprender mais sobre este plano do que viver prezo na matéria.
Quando estamos com o semicírculo e a cruz equilibrados, demonstramos esta união entre espírito e matéria de maneira humilde e empática.
Saturno
Saturno é o oposto de Júpiter: um crucifico com um meio-círculo que começa no final e se expande para fora e para baixo. Isso significa que o homem possui uma natureza material.
Se você olhar mais a fundo, vai perceber que o símbolo de Saturno parece uma foice. Sabemos que a agricultura foi imprescindível para que o ser humano pudesse não apenas sobreviver, mas deixar de ser nômade e se estabilizar em um lugar.
E a foice é justamente um dos instrumentos que o homem criou. Assim como Saturno, a foice é dura, pesa muito, e as mãos ficam calejadas quando trabalhamos com ela. Por outro lado, como a foice é direcionada à colheita dos cereais, então, isso significa que Saturno recompensará aqueles que trabalharem duro.
Quando os símbolos planetários de Saturno estão em equilíbrio, nos tornamos mais adultos e conscientes, capazes de viver em sociedade com respeito e harmonia.
Urano
Urano é representado por dois semicírculos separados e virados para direções opostas. Eles são unidos por um crucifixo e, abaixo, vemos um círculo.
Isso significa que Urano está aberto tanto para a sabedoria da matéria como para a sabedoria divina. E a matéria acessa esses dois tipos de conhecimento por meio do aprendizado e tudo isso está acima dos valores individuais de uma pessoa.
Além disso, os símbolos planetários que formam Urano também mostram que o ser humano é a união de dois seres (um divino e um humano) em um só corpo. E essa união é fundamental para alcançar a plenitude espiritual.
Em equilíbrio, Urano utiliza a eletricidade para incentivar as ações pioneiras que guiam para o futuro.
Netuno
É representado por um tridente, pois Netuno (ou Poseidon, na Mitologia Grega) é o Deus dos Mares. É importante lembrar que o elemento Água rege as emoções, os sentimentos e a sensibilidade.
O símbolo planetário de Netuno é um crucifixo e, por cima dele, um semicírculo que se abre para cima.
Isso significa que, acima da matéria existe o Mundo Espiritual e, por isso, a espiritualidade nos eleva.
Netuno ainda mostra uma busca por se libertar dos limites da matéria. O lado negativo disso é que a pessoa pode ficar presa no mundo das ilusões e dos sonhos, causando uma dificuldade de lidar com as situações do “mundo real”.
Em equilíbrio, Netuno mostra que, com paciência e disciplina, o ser humano pode transformar seus sonhos em realidade.
Plutão
O símbolo astrológico de Plutão é um círculo pequeno acima de um semicírculo apontado para cima e, ligado a ele, um crucifixo.
O significado dos símbolos planetários que formam Plutão mostra que o ego está acima do espírito que, por sua vez, está por cima da matéria. E isso mostra o poder do ser humano de criar e, especialmente, destruir.
Sendo assim, o ser humano tem em suas mãos o poder de usar a energia da alma e da matéria para transformar a realidade.
Mas também significa que o ser humano está muito próximo ao espírito, então demonstra receptividade.
Você gostou deste artigo? Você já sabia do significado dos símbolos planetários? Se este artigo ajudou você a conhecer mais o significado dos planetas, compartilhe em suas redes sociais.